Firefox entra para o Guinness

Baixado mais de 8 milhões de vezes durante suas primeiras 24 horas de disponibilidade na web, o navegador Firefox 3, da Fundação Mozilla, passa agora a figurar entre os recordistas da Guinness World Records, organização que controla os recordes pelo mundo.

Segundo o site TG Daily, foram 8.002.530 downloads entre as 18h16 UTC (15h16 no horário de Brasília) do dia 17 de junho de 2008 até o mesmo horário do dia 18. Ao que parece a organização perdoou e desconsiderou a primeira hora de instabilidade de servidores e indisponibilidade que marcou o lançamento, previsto inicialmente para acontecer às 17h UTC.

Para que o recorde fosse aceito, os responsáveis pelos registros de download do servidor precisaram analisar os chamados logs (registros) e enviá-los a uma auditoria independente, que removeu os downloads duplicados e incompletos da contagem final e enviou os resultados para o Guinness.

A iniciativa foi promovida pelo grupo de marketing da Fundação Mozilla e anunciada publicamente em maio, através de um site que pedia aos entusiastas do navegador demonstrar seu apoio se inscrevendo antecipadamente como participantes, ou ainda promovendo festas locais para celebrar o acontecimento, lembrou o Ars Technica.