Porque as mulheres preferem a cor rosa?

Segundo um estudo realizado pela pesquisadora Yazhu-Ling e pela psicóloga Anya Hurlbert, ambas da Newcastle University, Inglaterra, as mulheres preferem mesmo a cor rosa e a violeta. Já o azul agrada aos dois sexos, homens e mulheres.

As pesquisadoras contaram com 208 voluntários, sendo 98 homens e 110 mulheres. Os participantes foram submetidos a testes de computador onde deveriam escolher entre dois retângulos de cores diferentes.

Segundo a explicação das responsáveis existe uma relação entre as preferências das cores e nossa história biológica. A cor do céu, azul, representa o tempo bom, além de o azul claro significar água limpa, sinais muito importantes numa época em que os homens viviam da caça.

No caso da cor rosa e violeta, escolhida pelas mulheres, a preferência remete a mesma época, quando as mulheres eram coletoras e tinham a incumbência de colher frutos. A opção pelo vermelho pode ter beneficiado a coleta de alimento e dado as fêmeas uma vantagem evolucionária. De alguma forma isso ficou registrado na memória biológica feminina e continua até hoje influenciando a preferência pelas cores.